As baterias perdem sua capacidade de armazenar energia por um processo natural chamado sulfatação que limita a sua vida em 5 anos. Se a bateria for usada de forma inadequada, ela pode se degradar a ponto de ser necessária a sua substituição em menos de 2 anos.
O e-ALPHA utiliza tecnologia japonesa que reverte o processo de sulfatação, diminui drasticamente a degradação da bateria e estende a sua vida útil.
Sinais de uma bateria degradada
Fatores que aceleram o desgaste das baterias
O problema mais comum: Sulfatação
A maioria das baterias é descartada por não conseguirem mais armazenar energia ou porque elas demoram muito para carregar. Esses problemas costumam ser sintomas do mesmo problema, a sulfatação da bateria.
A sulfatação é a formação de cristais na superfície das placas de chumbo. Esses cristais formam uma camada isolante que diminui o fluxo de corrente elétrica no interior da bateria. Essa formação ocorre de forma natural em todas as baterias, mas pode ser acelerada enormemente se a bateria não for utilizada corretamente.
É possível recuperar uma bateria?
Existem no mercado sistemas chamados de dessulfatadores que permitem restaurar as funcionalidades de uma bateria.
Dessulfatadores Convencionais
A bateria descartada é submetida a uma corrente elétrica constante de alta tensão e baixa corrente que remove o sulfato depositado nas placas.
Limitações da Tecnologia
As baterias precisam ser removidas e transportadas até o dessulfatador. O dessulfatador então, recupera a bateria que pode ser reinstalada ou remanejada em outro local.
e-ALPHA
O e-ALPHA é super compacto e pode ser instalado diretamente nos terminais da bateria. Ele gera nano pulsos que revertem o processo de sulfatação, recuperando as baterias e estendendo sua vida útil.